terça-feira, 24 de abril de 2012

Receitas com Soja


Em meu trabalho priorizo a alimentação viva, na forma crua como base de nutrição e vitalização. Quanto à soja, sou a favor da utilização moderada e consciente a partir do correto preparo. Importante registrar que o excesso na ingesta de qualquer alimento amplia seus malefícios.

Penso que tanto os críticos quanto os defensores da soja tenham razão. Veja que a maioria das toxinas dessa nobre leguminosa encontram-se na casca, na película externa do grão que deve ser retirada em todos os preparos à base de soja, sem exceção. O ato de retirá-la garante um consumo mais saudável. Mas se não retirarmos a película daremos razão aos críticos. Trago essa experiência de mais de 20 anos de trabalho com comunidades carentes e utilização com meus filhos. Não temos em casa nenhum problema de saúde. Também desconheço nas comunidades que assisti qualquer problema comprovadamente associado à soja. Esse grão, por seu baixo custo, versatilidade culinária e alta nutrição, é incomparável ferramenta no resgate da fome do Brasil.
Por ser a mais nobre leguminosa é a que também oferece mais perigos! 

Maravilhoso observar este modus operandi da natureza que coloca defensivos naturais em certos alimentos para que os insetos não deixem pessoas com fome! No caso da soja isso é bem claro. A presença dos ácidos fítico (fitato) e oxálico (oxalato) serve para prevenir contra ataques de insetos e animais que tenham noção de perigo! Porém, retirados os venenos, temos uma dádiva da natureza que vai promover saúde e prevenir doenças, entre elas, uma das mais perniciosas chamada fome. A soja consciente é uma das melhores fontes de isoflavonas e fitoestrógenos.

A soja  um dos tesouros da Ásia e trata-se de alimento sagrado para muitas civilizações. Nos países consumidores de soja praticamente não encontramos osteoporose enquanto nos consumidores de leite de vaca há verdadeiras epidemias desse mal. É verdade que chineses e japoneses, por exemplo, só consomem soja na forma fermentada (tofu, tempê, shoyu, missô), que recomendo a todos. Os bifes e outros preparos a partir do grão e da proteína texturizada, como já disse, devem ficar restritos a ocasiões especiais e não  como substituto à carne animal como fazem muitos vegetarianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário